O
projeto “brincando e fazendo música” vem de encontro com a proposta pedagógica,
uma vez que a mesma propõe uma aprendizagem que envolva o lúdico e que
proporcione uma formação integral do educando. A execução do projeto
proporcionará oportunidades reais de desenvolvimento do educando no campo
afetivo, social, emocional e cognitivo.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a sensibilidade e atenção dos
alunos através da música.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ouvir e diferenciar sons.
Produzir sons com as partes do corpo
separadamente, organizando numa percussão corporal.
Descobrir, experimentar, reconhecer e
inventar sons com o corpo e objetos do cotidiano (escolar e de casa) e com
instrumentos feito com sucata.
Desenvolver a concentração.
Construir um repertório resgatando cantigas e
canções da cultura popular brasileira.
Promover a interação e cooperação entre os
alunos.
JUSTIFICATIVA:
O
trabalho com a música surgiu da necessidade de
buscar práticas pedagógicas que estimulassem o desejo e atenção dos
nossos alunos, encontramos na música o meio mais eficaz de atender as
necessidades educacionais e ao mesmo tempo uma ação prazerosa para a criança. O referencial
curricular da educação infantil nos confirma opção pela música, quando diz: “A interação entre
os aspectos sensíveis, afetivos , estéticos e cognitivos, assim como a promoção
da interação e comunicação social. Conferem caráter significativo à linguagem
musical.
METODOLOGIA
O
trabalho será realizado em momentos coletivos (com as três turmas e cada turma
separadamente) e em momentos individuais. Com utilização de recursos
tecnológicos nas diversas atividades.
Serão realizadas nas rodas de
conversa atividades de escuta, apreciação, improvisação e possibilidades que a
música oferece.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita durante todo o
processo. Observando a aceitação e reação dos alunos a cada etapa vivenciada.
Podendo em momentos retomar a atividade ou fazer um replanejamento da mesma.
Para verificação da efetivação dos
objetivos propostos faremos observações diárias do comportamento dos alunos.
Como maneira de divulgar a aprendizagem dos
alunos no desenvolver do projeto propomos uma
amostra musical no final do ano.
BIBLIOGRAFIA:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO
DESPORTO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Brasília: MEC/SEF Referencial Curricular
Nacional para a Educação Infantil, 1998, volume3: conhecimento de mundo 45p
ARRIBAS,TEREZA
LLEIXÁ.(et al).Educação Infantil:desenvolvimento, currículo e organização escolar,Porto Alegre: Artmed,2004
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO:SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO E DISTANCIA. Brasília. Programa nacional de formação continuada em
tecnologia educacional. Proinfo Integrado. Introdução à Educação digital:guia
do cursita,2009 segunda edição
rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/zorelha/index.html/acessado
em 17 de abril2012
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