terça-feira, 15 de maio de 2012

Brincando e fazendo Música



INTRODUÇÃO
            O projeto “brincando e fazendo música” vem de encontro com a proposta pedagógica, uma vez que a mesma propõe uma aprendizagem que envolva o lúdico e que proporcione uma formação integral do educando. A execução do projeto proporcionará oportunidades reais de desenvolvimento do educando no campo afetivo, social, emocional e cognitivo. 

OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a sensibilidade e atenção dos alunos através da música.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Ouvir e diferenciar sons.
Produzir sons com as partes do corpo separadamente, organizando numa percussão corporal.
Descobrir, experimentar, reconhecer e inventar sons com o corpo e objetos do cotidiano (escolar e de casa) e com instrumentos feito com sucata.
Desenvolver a concentração.
Construir um repertório resgatando cantigas e canções  da cultura popular brasileira.
Promover a interação e cooperação entre os alunos.
         
JUSTIFICATIVA:
            O trabalho com a música surgiu da necessidade de  buscar práticas pedagógicas que estimulassem o desejo e atenção dos nossos alunos, encontramos na música o meio mais eficaz de atender as necessidades educacionais e ao mesmo tempo uma ação  prazerosa para a criança. O referencial curricular da educação infantil nos confirma opção  pela música, quando diz: “A interação entre os aspectos sensíveis, afetivos , estéticos e cognitivos, assim como a promoção da interação e comunicação social. Conferem caráter significativo à linguagem musical.

METODOLOGIA
            O trabalho será realizado em momentos coletivos (com as três turmas e cada turma separadamente) e em momentos individuais. Com utilização de recursos tecnológicos nas diversas atividades. 
Serão realizadas nas rodas de conversa atividades de escuta, apreciação, improvisação e possibilidades que a música oferece.

AVALIAÇÃO:
     A avaliação será feita durante todo o processo. Observando a aceitação e reação dos alunos a cada etapa vivenciada. Podendo em momentos retomar a atividade ou fazer um replanejamento da mesma.
     Para verificação da efetivação dos objetivos propostos faremos observações diárias do comportamento dos alunos.
     Como maneira de divulgar a aprendizagem dos alunos no desenvolver do projeto propomos uma  amostra musical no final do ano.

BIBLIOGRAFIA:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Brasília: MEC/SEF Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, 1998, volume3: conhecimento de mundo 45p

ARRIBAS,TEREZA LLEIXÁ.(et al).Educação Infantil:desenvolvimento, currículo e    organização escolar,Porto Alegre: Artmed,2004

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO:SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DISTANCIA. Brasília. Programa nacional de formação continuada em tecnologia educacional. Proinfo Integrado. Introdução à Educação digital:guia do cursita,2009 segunda edição

rived.mec.gov.br/atividades/concurso_2007/zorelha/index.html/acessado em       17 de abril2012

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